quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Momento de Suspense! MATÉRIA - INFORMAÇÃO - OUTUBRO 2008


“Como será o amanha, responda quem puder?!”
O Moliére Produções aos trancos e barrancos está de volta! Desde maio a direção vem se articulando com Flávia Suassuna e Julymária do Informação para produzir uma aula espetáculo, e nada mais justo que remontar um dos clássicos de Ariano Suassuna: O Rico Avarento. A proposta foi muito bem aceita pela trupe pois estarmos vivendo uma fase complicada, é como reviver as origens. Um momento de decisão... Continuar ou Parar? Até então todos os leitores das minhas colunas tem acompanhado a grande batalha travada pelo Moliére para resistir à falta de incentivo. Por mais que amemos a Cultura o sacrifício está além de nossas forças. Para alguns ainda somos jovens de bobeira que nos reunimos para fazer teatrinho. Quero afirmar que somos tão responsáveis e capazes quanto alguns “nomeados”. Porque tenho absoluta certeza que poucos ou nenhum desses moveria uma palha voluntariamente em prol da Cultura local, ainda mais 8 anos sacrificando fins de semana,noites de sono e lazer. O mais triste é saber que sempre é a cultura quem perde quando as pessoas “poder” não tem uma visão cultural ou não conhece e sabe o que a mesma significa para um povo. Como afirma Manoel Constantino: “Feliz a nação que traz nas veias do seu povo o pulsar das artes.” Nós artistas embora com todas as dificuldades temos que mostrar ao povo que “a gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e ARTE”, a qual não está restrita a eventos em 2 ou 3 épocas do ano, pois a CULTURA É PERMANENTE!
Seria injusto da minha parte que sempre critico não elogiar, agora farei ambos! Parabéns meus conterrâneos pela criatividade nos ornamentos e composições durante a campanha eleitoral. Reconheço que um certo exagero aconteceu em ambas as manifestações. Mas é a cultura local, fazer o que? Algumas pessoas cobriram a casa com fotos dos candidatos, confesso não ser muito agradável ver tantas caras iguais juntas! Quanto às músicas, algumas eram divertidas, mas a poluição sonora causava um incomodo horrível. Acho que os candidatos deveriam pensar no prejuízo que pode causar toda a população precisando de aparelho para auxiliar na audição. Seria interessante pensar nisso na próxima!
Parabenizo aos eleitos deixo minha esperança de ver a CULTURA como uma das prioridades! Adoraria VER e não OUVIR! Fica meu alento!
Abraço a todos!

Nenhum comentário: