domingo, 27 de julho de 2008

COLUNA PARA O JORNAL INFORMAÇÃO - JOÃO ALFREDO - PE

Antes de começar meu texto temático para a coluna, quero agradecer a minha amiga Julymária pela oportunidade de fazer parte deste jornal. É uma honra escrever para meus conterrâneos, e mais ainda saber que outro veículo de informações está dando as caras pela minha João Alfredo, terra onde muitas culturas aparecem e poucas sobrevivem... QUE PENA! Faço votos que este jornal mude esta dura realidade!

CULTURA LOCAL

“Devemos procurar aqueles dentre os artistas cuja boa natureza habilitou a seguir os vestígios da natureza do belo e do perfeito, a fim de que os jovens, tal como os habitantes de um lugar saudável, tirem proveito de tudo, de onde quer que algo lhes impressione os olhos ou os ouvidos, procedente de obras belas.” Platão

Mesmo tendo me mudado para a capital, sempre mantenho contato com amigos e familiares e é triste perceber que a cultura de João Alfredo voltou a resumir-se em Bailes, Festivais de Cultura (onde não deixa de ser bailes noturnos e ao ar livre, visto que a massa só vai às ruas depois das apresentações artísticas), Carnavais e Eventos religiosos. Quando será que os governantes vão ter a BOA VONTADE de investir na cultura hein? Acho que este ano não é mesmo? Ano eleitoral... que coincidência. O Moliére, está quase morrendo por falta de incentivo... Quem dera todo ano tivesse uma eleição, só assim os políticos tentariam ganhar os votos dos artistas incentivando as produções! É uma pena realmente ver que quem perde neste ponto não só somos nós os artistas, mas a população que justamente por ser tão pacífica e acomodada, se “alimenta” do que é dado pelos “grandes”, pensando ela que eles estão fazendo um favor, quando estão cumprindo uma OBRIGAÇÃO, pois todo cidadão tem direito a ARTE, CULTURA, LAZER, SAÚDE, entre outros. Não acredito que João Alfredo voltou a estaca Zero novamente. E quando digo isso não digo pela minha saída da cidade, mas porque poucos tem a audácia e bravura que tive, bem como de Eduardo (com o grupo de dança), Dimas (com O RADAR – que Deus o tenha), Nadielson (com as artes plásticas), entre outros. VAMOS ARTISTAS LUTEM, RESISTAM!
Com minha vinda para o Recife, além de ter vencido barreiras e limites, posso ver como é bom ter sempre algo de CULTURA a se ver, e melhor, a preço popular! Atualmente trabalho para a FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Todos os dias atendemos vários artistas e produtores, e é lindo ver como eles lutam por suas produções e direitos em prol de um BEM COMUM. Pois arte é isso. Como sempre meus textos são uns tapinhas de luvas, mas é uma forma de dizer aos meus conterrâneos: ACORDEM E LUTEM! Pois um povo sem CULTURA é um povo sem MEMÓRIA!

Nenhum comentário: