domingo, 27 de julho de 2008

CULTURA E CONTEXTO - texto para o jornal INFORMAÇÃO 3º Ed.

Quero começar minha matéria saudando os leitores deste jornal, bem como quero agradecer a todos os que vieram até mim e elogiaram a matéria anterior. Digo que é uma satisfação em escrever para este jornal, pois assim me faço presente na minha terra e mesmo longe LUTO, pelo crescimento CULTURAL deste lugar. Estive em João Alfredo nos festejos juninos, adorei rever os amigos e vivenciar uma das festas locais. Gostaria de reforçar o que todos já devem estar sabendo, O GRUPO MOLIÉRE está voltando, e agora contando com o apoio da família Suassuna na pessoa da nossa querida Flávia Suassuna, com quem aprendo a cada conversa. AGUARDEM! Mas vamos tratar do tema proposto!
Cultura em alguns dos nossos dicionários é definida da seguinte forma: Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
O que quero com esta definição? Simples. Logo no início do texto tratei da minha felicidade em participar de um dos festejos locais em João Alfredo, isso é verdade. Mas sendo eu um pesquisador cultural, percebi algumas incoerências as quais irei tratar. Primeira: Cultura deve ser totalmente desassociada de política. Segunda: A Religião segue um calendário o qual influência DIRETAMENTE no calendário festivo do Brasil, sem dúvidas. Terceira: Até onde sei, os festejos juninos se detêm a Santo Antônio, São João e São Pedro, quando vi o palco do Festival junino da cidade, me perguntei: “Já é dezembro?” Nossa Senhora da Conceição no centro do palco? Acho que a organização da festa já pensou nas festas da padroeira, ou nas festas de outubro... ah, mas em outubro, segundo o calendário cristão o santo festejado é São Francisco, hum??? Mas tem as eleições não é mesmo? Acho que foi promessa!! Mas não acho que “Maria” mãe de Deus, não gostou muito de ser vista em meio aos sons do “créu entre outras apelações dos mais recentes lançamentos musicais cantados no dito evento. Se voltarmos à definição de CULTURA, veremos que as práticas e ações sociais seguem um padrão determinado no espaço/tempo então, festas juninas não são os festejos da padroeira minha gente. Não vamos brincar de fazer cultura, muito menos querer mudar o que já está DEFINIDO desde antes de nascermos que são os nossos caledários. E ainda mais... POLÍTICA nasceu para a CULTURA, NÃO o inverso. Como sei que todos nós precisamos aprender muito encerro meu texto usando a frase do filósofo Plutarco “O ser humano não pode deixar de cometer erros; é com os erros, que os homens de bom senso aprendem a sabedoria para o futuro.” Abraços aos meu conterrâneos! Até o proximo!

Nenhum comentário: